Quantcast
Channel: Música – Viés | O outro lado da rede
Viewing all articles
Browse latest Browse all 26

Você já aderiu ao Gangnam Style?

$
0
0

Critica o modo de vida no distrito de Gangnam, Seul

Você com certeza já ouviu o hit Gangnam Style interpretada pelo grupo Psy. A primeira vez que vi o clip da música, pensei que seria mais uma daquelas músicas com letras de pouco conteúdo e nenhum significado nem artístico, nem social. Afinal, atualmente, a maioria das músicas de sucesso não possui uma letra inspiradora, frases bonitas e bem construídas como costumávamos ouvir antigamente. Assim, me deixei levar pela lógica mercantil que rege a música atualmente, e a acabei julgando de forma errônea.

Essa música surgiu como uma febre na internet e nas rádios, fazendo com que o chamado Gangnam Style despertasse a curiosidade de vários internautas. Gangnam Style não é apenas o nome da música de sucesso, ele é um termo utilizado para se referir ao estilo de vida adotado pela população do distrito de Gangnam, Seoul, onde as pessoas possuem um estilo ligado ao dinheiro e a moda que ostentaria certo tipo de classe social. Esse estilo de vida está associado ao estilo de vida luxuoso do distrito.

A música compara Gangnam – Seoul – com Beverly Hills – Califórnia, EUA. Em uma entrevista para a CNN, Psy disse que aqueles pertencentes ao distrito não ostentam que o são, porém quem gostaria de pertencer ou que deseja status tenta mostrar que possui o estilo de Gangnam. Essa música, ainda segundo o cantor, é uma forma de satirizar essas pessoas que tentam, incansavelmente, pertencer ao estilo de Gangnam, mas não pertencem.

A letra possui como personagem principal uma garota muito bonita que sabe quando ser refinada ou selvagem, isto é explicitado na canção quando o cantor diz: “Eh, Sexy Lady”(refrão da música) que tem sido interpretado atualmente como “eu vivo o estilo de vida de Gangnam”. O clip mostra um homem que deseja pertencer àquele estilo de vida, contudo as danças (que fazem alusão a uma pessoa cavalgando) e as roupas apresentadas não representam fineza muito menos remetem a uma alta classe. O clip mostra uma mistura de roupa mais refinada (o terno usado pelos intérpretes) e dança brega, reforçando assim a ideia de crítica bem-humorada que o som transmite.

A batida da música é realmente contagiante e com certeza foi fator que ajudou o som a chegar em primeiro lugar no ranking pop mundial. Não podemos negar também que as danças e as cenas engraçadas que, de início, parecem apenas mais uma coreografia sem graça, começam a fazer sentindo depois de entender o propósito para o qual o som foi criado. Em meio a valorização do status social e do dinheiro, ainda há espaço para aqueles que criticam esse estilo de vida luxuoso que, por  vezes, é ostentoso e se difundiu em nossa sociedade.

Com certeza, a forma como a crítica foi colocada na música foi muito inteligente, e cativou o público num âmbito que, acredito eu,nem os próprios cantores esperavam. Apesar desse sucesso, acredito que muita gente não deve ter lido sobre o que significa Gangnam e ouve ou gosta da música por toda a repercussão que ela teve e por sua batida viciante e repetem as coreografias por puro modismo.

Mas essa canção nos deixa uma lição, ao difundir essa crítica referente um estilo de vida que rege nossa sociedade, através da música, que, para mim, é o melhor meio para fazer refletir.

Para saber mais sobre a música, acesse: http://www.ufrgs.br/vies/vies/gangnam-style/

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 26